Michel Foucault, dixit:

Em primeiro lugar, existem as utopias. As utopias são sítios sem lugar real. São sítios que têm uma relação analógica directa ou invertida com o espaço real da sociedade.
Apresentam a sociedade numa forma aperfeiçoada, ou totalmente virada ao contrário.
Seja como for, as utopias são espaços fundamentalmente irreais.

sábado, 8 de maio de 2010

17 Junho - Vitalidade e Criatividade Urbana


Vitalidade e Criatividade Urbana
17 Junho, Quinta, 21h30
Teatro-Cine de Torres Vedras
Convidado: João Seixas, economista e geógrafo urbano (ICS).

"A perspectiva da cidade cultural entende que tão ou mais importante que a cidade física e social, será a cidade intangível. A cidade ficcional e imaginada, a cidade dos sonhos e dos afectos. Uma cidade invisível, mas que é a grande estruturadora da construção das histórias, pela singularidade das experiências - e experimentações  - de cada agente criativo. Neste sentido, são vitais os âmbitos orgânicos, no desenvolvimento das mais variadas dinâmicas e projectos, muito nomeadamente de âmbito social e cultural, e essencialmente de génese à escala mais local (...) Nesse sentido, mostram ser necessários: em primeiro lugar, projectos e processos catalisadores  de governança, de cooperação e de inovação colectiva; e em segundo lugar a instalação ou enaltecimento de 'meios' onde os actores criativos possam ganhar 'inspiração' e 'motivação' para a sua acção. A indução de criatividade no governo e administração da cidade, implica não só uma perspectiva de longo prazo, como uma perspectiva de transformação da própria política da cidade."
(in Pedro Costa, João Seixas e Ana Roldão Oliveira, das Cidades Criativas à Criatividade Urbana? Espaço, Criatividade e Governança na Cidade Contemporânea. Projecto "Creatcity" http://creatcity.dinamia.iscte.pt/ )

João Seixas, economista e geógrafo urbano. Investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorado pela Universidade Autónoma de Barcelona em Geografia Urbana e pelo ISCTE em Sociologia do Território. Meste em Urban and Regional Planning pela London School of Economics. Professor e consultor em ciências urbanas, em Lisboa e em Barcelona.

Vamos compactar cidades, andar de bicicleta e dar vida à periferia...

http://jornal.publico.pt/noticia/13-06-2010/vamos-compactar-cidades-andar-de-bicicleta-e-dar-vida-a-periferia-19581042.htm 

3 comentários:

  1. Estas noites utópicas estimularam-me a pensar a cidade; a relação do cidadão com ela e vice-versa, no âmbito da produtividade cultural.

    Espero que haja um próximo ciclo de noites utópicas pois o tema Cidade é inesgotável. E caso haja, seria pertinente a abordagem da questão do património cultural em contexto urbano.

    O que é património?, revitalização do património, gestão patrimonial, actividades económicas do património, o património como factor de identidade e desenvolvimento sócio-económico, políticas de preservação e divulgação, património e cidadania, etc...são questões que podem prolongar as noites utópicas por muitas luas.

    Para finalizar, felicito o Rui Matoso e o Teatro Cine por esta iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Rui ! E claro que o tema que propões é excelente e daria para muitas e interessantes conversas, contudo não estão previstas de momento mais Noites Utópicas no T.Cine..o que não impede que se faça noutro local e com outros parceiros! Abraço

    ResponderEliminar
  3. A 19º EDIÇÃO GRATUITA DO FANZINE EPISÓDIO CULTURAL ESTÁ SENDO DISTRIBUÍDA EM FORMATO PDF.
    CASO DESEJE RECEBÊ-LA, INFOEM SEU E-MAIL, OK? OU ESCREVA PARA machadocultural@gmail

    FALE COM CARLOS (poeta/editor)

    ResponderEliminar

Seguidores