Michel Foucault, dixit:

Em primeiro lugar, existem as utopias. As utopias são sítios sem lugar real. São sítios que têm uma relação analógica directa ou invertida com o espaço real da sociedade.
Apresentam a sociedade numa forma aperfeiçoada, ou totalmente virada ao contrário.
Seja como for, as utopias são espaços fundamentalmente irreais.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Arte, Ciência e Tecnologia

Entrada Livre

É evidente que precisamos de uma nova Cultura do Conhecimento aberta ao saber e capaz de contribuir através da imaginação e da criatividade para a própria evolução e efectiva racionalidade humanista da Ciência. É por isso que há quem fale não de duas mas de três culturas. A das Humanidades, a da Ciência, e agora a da recombinação entre as duas.

Nestes últimos anos tem-se desenvolvido um novo tipo de arte que basicamente assenta no conhecimento científico e no uso de tecnologias avançadas. Dar o salto da inteligência artificial para a criatividade artificial foi o objectivo de Leonel Moura com a criação de um robô capaz de escrever e pintar. Um tal empreendimento levanta muitas questões. Pode considerar-se arte uma tela pintada por um robô? Que novo tipo de relação se estabelece entre homem e máquina quando esta para além de inteligente se torna criativa? Estamos a contribuir para uma superação e possível aniquilação do humano?

"Há uma tendência muito marcante que tem a ver com a questão da vida. A arte sempre ilustrou vida e agora não está a ilustrar mas a criá-la. Ou vida biológica, quando se usa biotecnologia, ou vida artificial, no caso da robótica por exemplo", afirma Leonel Moura.

+ info:





Alguns artistas que trabalham no campo da bioarte ou com biotecnociência:

- Critical Art Ensemble
- Eduardo Kac
- Marta de Menezes
- Stelarc
- Beatriz da Costa

 Próxima data de Noites Utópicas:
17 Junho » Vitalidade e Criatividade Urbana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores