Michel Foucault, dixit:

Em primeiro lugar, existem as utopias. As utopias são sítios sem lugar real. São sítios que têm uma relação analógica directa ou invertida com o espaço real da sociedade.
Apresentam a sociedade numa forma aperfeiçoada, ou totalmente virada ao contrário.
Seja como for, as utopias são espaços fundamentalmente irreais.

domingo, 14 de março de 2010

NOITES UTÓPICAS 4 - ARTES E DEFICIÊNCIAS

18 de Março - Quinta - 21h30 - entrada livre
Teatro-Cine de Torres Vedras


Os convidados desta noite são a Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI), o Grupo de Teatro Crinabel e o realizador Pedro Sena Nunes, consultor artístico da Associação Vo’arte.

O direito à participação na vida cultural e o direito à criação artística são direitos consagrados universalmente, contudo a sua existência de facto (e não apenas normativa) requer que as instituições públicas de cultura sejam pro-activas na dinamização de programas e projectos onde a presença de pessoas portadoras de deficiência seja uma realidade quotidiana, quer do ponto de vista da fruição das artes, quer do ponto de vista da criação. Existe hoje em Portugal alguma expressão desta preocupação, mas será apenas moda passageira ou uma verdadeira acção estruturante?

Esta e outras perguntas servem de mote a esta tertúlia animada pela visualização de “Ícaro” um dos mais recentes filmes de Pedro Sena-Nunes, que retrata o processo criativo que alguns elementos e utentes, com necessidades especiais, da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) desenvolveram com a coreógrafa Ana Rita Barata durante 3 meses de trabalho, cruzando 3 linguagens – dança, teatro musical e vídeo – na construção de um espectáculo (Corpo Todo) que estreou na Casa da Música





De forma complementar a esta sessão do ciclo Noites Utópicas, será apresentada no dia 19 de Março a peça “As perguntas de um mendigo que lê”, a partir de Bertolt Brecht, pelo Grupo Crinabel Teatro, um colectivo com 23 anos de existência, criado no seio da Crinabel e que tem vindo ao longo do seu percurso a desenvolver um trabalho artístico com jovens portadores de deficiência mental, procurando potenciar as suas capacidades artísticas, pessoais e sociais.




A APECI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Torres Vedras, foi fundada em 1979 por um grupo de pais, dispondo de várias Áreas/Valências de atendimento para dar resposta às necessidades e promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência mental. Esta instituição dará igualmente nota da sua experiência e projectos no âmbito das expressões artísticas.


Festa de Solidariedade da APECI 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores